Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
1 de Maio de 2024

STJ: Não se admite o princípio da insignificância na prática de estelionato qualificado por médico que, no desempenho de cargo público, registra o ponto e se retira do hospital.

Por Jeferson Freitas Luz

Publicado por Jeferson Freitas Luz
há 4 anos

Cinge-se a controvérsia a saber acerca da possibilidade do trancamento de ação penal pelo reconhecimento de crime bagatelar no caso de médico que, no desempenho de seu cargo público, teria registrado seu ponto e se retirado do local, sem cumprir sua carga horária.

A jurisprudência do Superior Tribunal de Justiça não tem admitido, nos casos de prática de estelionato qualificado, a incidência do princípio da insignificância, inspirado na fragmentariedade do Direito Penal, em razão do prejuízo aos cofres públicos, por identificar maior reprovabilidade da conduta delitiva.

Destarte, incabível o pedido de trancamento da ação penal, sob o fundamento de inexistência de prejuízo expressivo para a vítima, porquanto, em se tratando de hospital universitário, os pagamentos aos médicos são provenientes de verbas federais.

Portanto, destaca-se que não se admite a incidência do princípio da insignificância na prática de estelionato qualificado por médico que, no desempenho de cargo público, registra o ponto e se retira do hospital.

Fonte: Site STJ - Informativo nº 672

AgRg no HC 548.869-RS, Rel. Min. Joel Ilan Paciornik, Quinta Turma, por unanimidade, julgado em 12/05/2020, DJe 25/05/2020

  • Sobre o autorAdvocacia e Consultoria Jurídica.
  • Publicações365
  • Seguidores69
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações530
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/stj-nao-se-admite-o-principio-da-insignificancia-na-pratica-de-estelionato-qualificado-por-medico-que-no-desempenho-de-cargo-publico-registra-o-ponto-e-se-retira-do-hospital/864461665

Informações relacionadas

Câmara dos Deputados
Notíciashá 13 anos

Cassado não poderá assumir cargo de confiança em governo ou partido

Flávio Tartuce, Advogado
Notíciashá 4 anos

Resumo. Informativo 672 do STJ.

Resposta à Acusação - TJSP - Ação Estelionato - Ação Penal - Procedimento Ordinário

Bruno Gilaberte, Estudante de Direito
Artigoshá 3 anos

"Body stalk" não é igual à anencefalia fetal, mas permite o aborto

ContratoRecurso Blog, Advogado
Modeloshá 5 anos

Ação Revisional de Financiamento de Veículos

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)