Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
7 de Maio de 2024

União estável causa a perda da qualidade de solteira e faz cessar pensão especial


Nos termos da jurisprudência do Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF1), a união estável é causa suficiente e idônea para a cessação da pensão por morte concedida com base no art. da Lei 3.373/1958, que dispõe sobre o plano de assistência ao funcionário da União e sua família.

Com esse fundamento, a 2ª Turma do TRF1 negou provimento à apelação da filha de um servidor público que recebia pensão temporária instituída em razão da data do falecimento do instituidor da pensão, ocorrida em 1974, e que foi cancelada em 2018.

A apelante argumentou que, na vigência da referida lei, o casamento era a única forma de legitimação da família, e que o ato administrativo que cassou sua pensão é ilegal porque a lei não previu a união estável como hipótese de perda da pensão. Ainda, que a pensão deveria ser mantida por ter natureza alimentar e para manter a segurança jurídica.

Ao analisar o caso, o relator, juiz federal convocado Alexandre Buck Medrado Sampaio, destacou que o art. da Lei 3.373/1958 menciona como requisito da pensão por morte a manutenção do estado civil de solteira pela pensionista, além do fato de nunca ter sido ocupante de cargo público, e não exatamente a inexistência de casamento civil.

Ressaltou o magistrado que a Constituição Federal de 1988 (CF/88), desde a sua redação originária, já reconhecia a união estável como entidade familiar, cuja conversão em casamento deveria ser facilitada pela lei, e o Supremo Tribunal Federal (STF) há muito equiparou a união estável ao casamento para diversos fins, inclusive sucessórios, não havendo, portanto, ilegalidade ou vício na decisão administrativa que determinou a cessação do benefício.

(Fonte: TRF1 Assessoria de Comunicação Social)


📰 Leia também:

➡️ Pacote 30 Mil Petições - Os melhores Modelos de Petições Atualizados 2021!

➡️ Petições Imobiliárias 2021 - Baixe Gratuitamente 01 Modelo de Petição!!

➡️ Curso de Atualização em Processo Civil - O mais completo da Internet!

  • Sobre o autor⚒️ Trabalhadores e Aposentados bem informados sobre seus direitos.
  • Publicações1096
  • Seguidores629
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações487
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/uniao-estavel-causa-a-perda-da-qualidade-de-solteira-e-faz-cessar-pensao-especial/1240577202

Informações relacionadas

Supremo Tribunal Federal
Notíciashá 6 anos

Ministro anula revisão de pensões concedidas a filhas de servidores com base em requisitos não previstos em lei

Advocacia Geral da União
Notíciashá 8 anos

Filha de servidor que manteve união estável perde pensão

Ministro anula revisão de pensões concedidas a filhas de servidores com base em requisitos não previstos em lei

Jônatas Soares Antunes, Advogado
Notíciashá 6 anos

Perda da pensão por morte em razão de novo casamento ou união estável

Tribunal de Justiça de Minas Gerais
Jurisprudênciahá 6 anos

Tribunal de Justiça de Minas Gerais TJ-MG - Apelação Cível: AC XXXXX-56.2013.8.13.0194 Coronel Fabriciano

1 Comentário

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

Gostaria de saber se essa lei 3373/58 pensão filha civil. O que diz a lei? Já li e reli nunca mencionou a união estável. Não é o caso de uma pessoa na realidade estou vendo que a liberdade acabou. Namorado não pode. Queria entender vi um relato bem interessante sobre isso.
Obrigada que de atenção. continuar lendo