Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
22 de Fevereiro de 2024

Saiba quais são as áreas jurídicas com mais demanda por novos profissionais

Publicado por ADVOCACIA DIGITAL
há 5 anos


Durante a faculdade, você tem contato com diversas áreas para guiar a sua especialização. Contudo, além da afinidade, é preciso estar atento também às oportunidades que o mercado oferece: desta forma, é possível garantir uma maior probabilidade de conquistar o seu primeiro emprego após a prova da Ordem (OAB).

Para ajudá-lo nesta difícil decisão na vida de qualquer recém-formado, selecionamos as áreas jurídicas com mais demanda por novos profissionais no mercado atual. Com essas informações, você poderá ponderar os prós e contras de suas opções e, assim, conquistar mais rapidamente o sucesso na sua carreira. Confira!

Direito ambiental

O profissional que opta por se especializar e seguir carreira no Direito Ambiental tem um vasto campo de atuação, principalmente na Indústria, devido às rígidas leis que regem a área. Vale ressaltar, porém, que talvez a questão de afinidade com o tema não seja o ponto mais interessante para se levar em conta ao escolher esta especialização, visto que o papel deste especialista nem sempre será defender o que está previsto em lei. Isso porque o profissional defenderá o interesse da instituição para a qual presta serviço, independentemente da posição que esta empresa tenha perante a legislação. Além disso, a área Ambiental, por sua amplitude, demanda que o profissional também tenha gosto por outras áreas do Direito, como o Direito Administrativo, o Constitucional, o Penal, o Civil, o Processual e o Direito do Trabalho. Versatilidade, aqui, é palavra de ordem!

Direito da Tecnologia da Informação

A Tecnologia da Informação (TI) evolui constante e rapidamente. Com a ascensão da Internet no mercado, novos crimes digitais surgem a cada dia e, por isso, cresce também a demanda por profissionais atuantes nesta área do Direito, também conhecida como Direito Digital ou Direito da Informática.

Apesar de a legislação neste campo ainda ser precária e o acompanhamento jurídico das evoluções tecnológicas ser lento, um amplo mercado surge para profissionais que preferem a agitação de um campo com mudanças constantes, que interferem em aspectos sociais, políticos e até mesmo econômicos.

Direito Imobiliário

Tendo suas raízes no Direito de Propriedade, o Direito Imobiliário tem uma crescente demanda de mercado devido ao desenvolvimento econômico e social do país. Nesta especialidade do ramo do Direito privado, o profissional se envolve com locação, compra e venda de imóveis, bem como as questões ligadas ao condomínio, financiamento de propriedades e usucapião.

Direito da Propriedade Intelectual

Apesar de antigo, o Direito de Propriedade Intelectual, que lida com direitos autorais, protegendo-os e defendendo-os, é um segmento bastante promissor no mercado de hoje. Devido às questões digitais, onde toda e qualquer pessoa pode inserir informações na rede mundial de computadores, é natural que esta área ganhe cada vez mais destaque. É importante acrescentar que a falta de profissionais especializados no ramo gera uma grande oportunidade de mercado para os recém-formados. Fique atento!

Direito Tributário

Área bastante tradicional, o Direito Tributário é sempre citado como um dos campos nos quais mais faltam profissionais especializados. Geralmente, além da especialização em si, é recomendado a estes profissionais que busquem entendimento específico e aprofundado também na área de contabilidade e, por isso, é muito importante que o aspirante ao segmento tenha afinidade com os números e também com as burocracias fiscais e tributárias específicas de cada mercado.

E você, já sabe em que a área irá atuar? Já considerou alguma desses segmentos em alta no mercado? Sempre vale a pena ressaltar que a advocacia correspondente é uma excelente alternativa para quem está começando a investir na construção da sua carreira na área de Direito.

(Fonte: Blog Juris Correspondente)

.......................................................................................................

☑️ Gostou do conteúdo, não se esqueça de recomendá-lo!

🌐 Acompanhe nosso Blog de Notícias e receba nossas atualizações diárias

👍 Curta nossa página no Facebook e fique por dentro da nossa Rotina

.........................................................................................................

🎯 Os Grandes Segredos do Planejamento Tributário teses simuladas em fatos reais, prontas para uso, fazendo com que você possa recuperar o investimento realizado no curso já na primeira consultoria...

🎯 Banco de Petições - 20 mil modelos de petições jurídicas, atualizadas, prontas e editáveis em word!!Confira!!

🎯 Material completo sobre a tese para restituição de ICMS pago indevidamente sobre fatura de energia elétrica, a fim de otimizar o tempo e facilitar o trabalho do advogado...

  • Sobre o autorADVOCACIA DIGITAL - O FUTURO COMEÇA AGORA
  • Publicações1192
  • Seguidores1214
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações4132
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/saiba-quais-sao-as-areas-juridicas-com-mais-demanda-por-novos-profissionais/663569076

Informações relacionadas

Ricardo Orsini, Administrador
Artigoshá 8 anos

10 Grandes Desafios da Advocacia de Nicho

CNJ: Justiça em Números indica temas mais demandados nos tribunais*

ADVOCACIA DIGITAL
Notíciashá 5 anos

Os 4 tipos de clientes na advocacia (e como fechar com cada um)

Tiago Fachini, Gerente de Marketing
Artigoshá 4 anos

Áreas do direito: quais são, tendências e áreas promissoras

Paula Argolo
Artigoshá 8 anos

As 5 áreas jurídicas que mais contratam

1 Comentário

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

Muito bom continuar lendo