Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
16 de Maio de 2024

Venha aprender dando uma pausa nas atividades por 3 minutos: excludentes de ilicitude

Publicado por Endireitados
há 8 anos

Venha aprender dando uma pausa nas atividades por 3 minutos excludentes de ilicitude

Nos termos do artigo 23, inciso III, do Código Penal, não haverá crime quando o agente pratica o fato em estrito cumprimento de dever legal ou no exercício regular de direito, eis que excluída a ilicitude ou antijuridicidade.

Deste modo, encontra-se em estrito cumprimento de dever legal aquele que, mesmo causando lesão ou perigo de lesão a bem jurídico de outrem, o faz em cumprimento de um dever imposto por lei, isto é, “proveniente de disposição jurídico-normativa (lei, decreto, portaria, regulamento etc.)” (PRADO, 2014, p. 171). Exemplo: artigo 245, § 2º, do CPP, in verbis:

Art. 245, do CPP: “As buscas domiciliares serão executadas de dia, salvo se o morador consentir que se realizem à noite, e, antes de penetrarem na casa, os executores mostrarão e lerão o mandado ao morador, ou a quem o represente, intimando-o, em seguida, a abrir a porta”. § 2o: “Em caso de desobediência, será arrombada a porta e forçada a entrada”.

Por sua vez, a excludente de ilicitude do exercício regular de direito, segundo lições de Guilherme de Souza Nucci (2012, p. 288), “é o desempenho de uma atividade ou a prática de uma conduta autorizada por lei, que torna lícito um fato típico”. Assim, o que é lícito, independentemente do ramo do direito, também o deve ser no âmbito penal. Exemplo: imunidade judiciária prevista no art. 142, I, do Código Penal (Art. 142: “Não constituem injúria ou difamação punível: I – a ofensa irrogada em juízo, na discussão da causa, pela parte ou por seu procurador”).

Logo, denota-se que, embora as causas de justificação supramencionadas decorram da lei, ambas se diferenciam na medida em que a primeira decorre de um dever legal e a segunda do exercício de uma faculdade dada pelo ordenamento jurídico.

Por fim, insta salientar que o excesso doloso ou culposo no cumprimento de dever legal ou no exercício de direito será punível nos termos do artigo 23, parágrafo único, do Código Penal.

A família Endireitados espera que tenham gostado da coluna de hoje e lhes deseja bons estudos para o Exame de Ordem e outras provas.

Para dúvidas e sugestões, segue e-mail: richardlucaskondo@gmail.com. Até a próxima, Endireitandos!

Referências:

NUCCI, Guilherme de Souza. Manual de direito penal: parte geral: parte especial. 8 ed. São Paulo: Revista dos Tribunais, 2012.

PRADO, Luiz Regis. Comentários ao Código Penal. 9. Ed. Ver. E atual. São Paulo: Revista dos Tribunais, 2014.

Venha aprender dando uma pausa nas atividades por 3 minutos excludentes de ilicitude

E sabia que o Endireitados está sempre presente como ferramenta de apoio ao estudo, através de um aplicativo para celular que possibilita você treinar para as questões dos Exames de Ordem anteriores, aprendendo com as mini vídeo questões?

  • Sobre o autorapp. para inovar o estudo do Exame da Ordem
  • Publicações205
  • Seguidores1744
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações598
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/venha-aprender-dando-uma-pausa-nas-atividades-por-3-minutos-excludentes-de-ilicitude/323255332

Informações relacionadas

Petição - TJSP - Ação Difamação - Notificação para Explicações

Editora Revista dos Tribunais
Doutrinahá 4 meses

Direito Penal: Parte Geral

Danielli Xavier Freitas, Advogado
Notíciashá 9 anos

NOVA LEI 13.142/15: Breves comentários - Por Rogério Sanches Cunha

Editora Revista dos Tribunais
Doutrinaano passado

Rb 143. Retratação

Editora Revista dos Tribunais
Doutrinaano passado

Art. 142

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)