Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
2 de Maio de 2024

Ausência de localização de bens penhoráveis não suspende execução

Publicado por Enviar Soluções
há 10 meses


Por votação unânime, a 9ª Turma do TRT da 2ª Região manteve decisão que indeferiu pedido de suspensão da execução por falta de amparo na legislação trabalhista. De acordo com os autos, a exequente alegou que não havia sido encontrado bem dos devedores e fez o requerimento citando os artigos 921, inciso III, do Código de Processo Civil ( CPC) e 40 da Lei 6.830/80.

No acórdão, a desembargadora-relatora Bianca Bastos informa que foram realizadas várias diligências e tentativas de localização de bens das empresas executadas e dos respectivos sócios, todas infrutíferas. Houve, por exemplo, pesquisas patrimoniais por meio do Bacenjud, Renajud, Arisp, Infojud, Censec, Bacen CCS e Simba, mas nada foi encontrado.

Em relação ao artigo 40 da Lei 6.830/80, no qual a trabalhadora fundamenta o pedido, a magistrada explica que, no dispositivo, o período de suspensão é computado no prazo prescricional. Quanto às menções ao CPC, ela esclarece que “estão excluídos de aplicação em seara trabalhista, por se tratar de norma sucessiva à Lei 6.830/80. A aplicação do CPC na execução trabalhista é supletiva à da Lei de Execuções Fiscais”.

Quanto à da Recomendação nº 3 da GCGJT, cujo artigo 5º determinou que “não se computasse prazo de prescrição intercorrente no período da suspensão do processo”, e que também foi citada pelo agravante, a julgadora adverte que esse conteúdo não possui efeito vinculativo.

Por fim, ela pontua que “não fosse isso, a Lei 13.467/2017 regulou a prescrição intercorrente no art. 11-A da CLT, estabelecendo como actio nata a data em que o exequente deixa de cumprir determinação judicial no curso da execução, o que exclui a possibilidade de interrupção do curso procedimental, pela suspensão do processo”.

(Fonte: TRT2)

📰 Veja também:

➡️ 4 Requisitos Para O Relacionamento Ser Reconhecido Como União Estável

➡️ Penhora de salário para quitar dívida não alimentícia tribunais começam a seguir entendimento do STJ

  • Sobre o autorLogística Jurídica Inteligente
  • Publicações1372
  • Seguidores487
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações2927
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/ausencia-de-localizacao-de-bens-penhoraveis-nao-suspende-execucao/1899185399

Informações relacionadas

Marcello Benevides, Advogado
Artigoshá 10 meses

Entenda a diferença entre Escritura, Posse, Matrícula e Registro

Yuzo Tsujita, Advogado
Artigoshá 8 meses

Horas Extras Trabalhista: Direitos e Deveres

Adriana Sodre, Advogado
Modelosano passado

Petição em Execução

Verifact tecnologia
Notíciashá 10 meses

Print de tela não é aceita como prova em processo trabalhista

Wander Fernandes, Advogado
Notíciashá 8 meses

Prisão de 90 dias por pensão alimentícia não é ilegal ou excessiva, decide STJ

2 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

Isso é a institucionalização do trabalho escravo no Brasil. Até quando o trabalhador será lesado e não considerado seu trabalho como escravidão? continuar lendo

Decisão extremamente prejudicial aos milhões de trabalhadores brasileiros que são prejudicados diariamente por parte de empresas que não respeitam seus direitos continuar lendo