Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
3 de Maio de 2024
    Adicione tópicos

    Onze novas súmulas do TRT-RS

    Publicado por Espaço Vital
    há 9 anos

    Entraram em vigor, nesta semana, novas onze sumulas do Tribunal Regional do Trabalho do RS.

    Duas delas tratam de tema recorrente: o transporte de valores por bancários que não são vigilantes.

    Também destaques para dois verbetes: o que trata da possibilidade de fracionar as férias, em períodos não inferiores a dez dias; e o que passa a estabelecer a não incidência de encargos previdenciários sobre o aviso prévio indenizado.

    Leia os novos verbetes:

    71 - O trabalhador bancário que faça o transporte de valores sem se enquadrar na hipótese de que trata o art. , II, da Lei n.º 7.102/83, não tem direito ao adicional de risco de vida previsto em normas coletivas da categoria dos vigilantes.

    72 - A norma interna denominada ´Política de Orientação para Melhoria´, instituída pela empregadora e vigente em todo ou em parte do contrato de trabalho, adere a este como condição mais benéfica para o trabalhador, sendo, assim, de observância obrigatória para legitimar a dispensa sem justa causa, sob pena de nulidade do ato e reintegração no emprego.

    73 - As horas extras pagas no curso do contrato de trabalho podem ser deduzidas daquelas objeto de condenação judicial pelo critério global de apuração, sem limitação ao mês de competência, e o critério deve ser definido na fase de conhecimento do processo.

    74 - A inclusão do valor dos repousos remunerados ao salário do empregado horista da General Motors, em percentual fixo de 16,66%- definido por meio de negociação coletiva, não é ilegal e não configura salário complessivo.

    75 - A multa de que trata o artigo 475-J do CPC é compatível com o processo do trabalho, e a definição quanto à sua aplicação efetiva deve ocorrer na fase de cumprimento da sentença.

    76 - O pagamento cumulativo dos adicionais de insalubridade e periculosidade encontra óbice no artigo 193, § 2º, da CLT, o qual faculta ao empregado o direito de optar pelo adicional mais favorável. Inexistência de violação aos incisos XXII e XXIII, do artigo , da Constituição.

    77 - O fracionamento das férias, em períodos não inferiores a dez dias, é válido, ainda que não demonstrada a excepcionalidade a que alude o artigo 134, § 1º, da CLT.

    78 - O trabalhador bancário que faça o transporte de valores sem se enquadrar na hipótese de que trata o art. , II, da Lei n.º 7.102/83, sofre abalo psicológico decorrente da atividade de risco e faz jus à indenização por dano moral.

    79 - Aplica-se aos intervalos intrajornada de uma hora, por analogia, a regra do artigo 58, § 1º, da CLT, de modo que, dentro da margem de minutos diários ali estabelecida, exime-se o empregador do pagamento da remuneração de que trata o artigo 71, § 4º, da CLT.

    80 - Não incide a contribuição previdenciária sobre o aviso-prévio indenizado.

    81 - A garantia no emprego, de que trata o artigo 118 da Lei nº 8213/91, é aplicável aos contratos de trabalho por prazo determinado, mesmo em situações ocorridas antes da inserção do item III a Súmula 378 do TST, ocorrida em 27.09.2012.

    Leia na base de dados do Espaço Vital,

    TODAS AS SUMULAS DO TRT-RS


    • Publicações23538
    • Seguidores515
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações69
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/onze-novas-sumulas-do-trt-rs/231264461

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)