Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
24 de Maio de 2024

Jurisprudência em Teses: 10 novas teses de Direito Ambiental para aprimorar seus conhecimentos!

Publicado por BLOG Anna Cavalcante
há 11 meses

Resumo da notícia

Amigos, o STJ disponibilizou 10 novas teses incríveis sobre Direito Ambiental em sua jurisprudência em teses. 📚✨Confira as novas teses na notícia de hoje. 📖💡

Amigos,

O Superior Tribunal de Justiça acaba de lançar 10 novas teses incríveis sobre Direito Ambiental na sua ferramenta “jurisprudência em teses”.

Não perca a oportunidade de conferir essas novidades!

Edição 215

  1. As obrigações ambientais possuem natureza propter rem, sendo admissível cobrá-las do proprietário ou possuidor atual e/ou dos anteriores, à escolha do credor. (Súmula n. 623/STJ)
  2. A cumulação de obrigação de fazer, de não fazer e de indenizar na reparação de dano ambiental não é obrigatória e está relacionada à impossibilidade de recuperação total da área degradada.
  3. O termo inicial do prazo prescricional para o ajuizamento de ação de indenização decorrente de dano ambiental se inicia quando o titular do direito subjetivo violado tem conhecimento do fato e da extensão de suas consequências, conforme a Teoria da Actio Nata.
  4. É possível o reconhecimento da figura do consumidor por equiparação (bystander) na hipótese de danos individuais decorrentes do exercício de atividade empresarial causadora de impacto ambiental, em virtude da caracterização do acidente de consumo.
  5. Nas ações propostas por pescadores artesanais que visam à reparação de danos materiais e morais decorrentes de dano ambiental, é facultado o ajuizamento da ação no foro do seu domicílio.
  6. O pescador artesanal que exerce atividade em rio que sofreu regular instalação de usina hidrelétrica tem direito de ser indenizado pela concessionária de serviço público responsável, em razão dos prejuízos materiais decorrentes da diminuição ou desaparecimento de peixes.
  7. O art. , § 6º, inc. VIII, do Decreto n. 3.179/1999 (redação original), quando permite a liberação de veículos e embarcações mediante pagamento de multa, não é compatível com o que dispõe o art. 25, § 4º, da Lei n. 9.605/1998; entretanto, não há ilegalidade quando o referido dispositivo regulamentar admite a instituição do depositário fiel na figura do proprietário do bem apreendido por ocasião de infração nos casos em que é apresentada defesa administrativa - anote-se que não se está defendendo a simplória liberação do veículo, mas a devolução com a instituição de depósito (e os consectários legais que daí advêm), observado, entretanto, que a liberação só poderá ocorrer caso o veículo ou a embarcação estejam regulares na forma das legislações de regência ( Código de Trânsito Brasileiro, p. ex.). (Tese julgada pelo rito do art. 1.036 do CPC/2015 - TEMA 405)
  8. A apreensão do instrumento utilizado na infração ambiental, fundada na atual redação do § 4º do art. 25 da Lei 9.605/1998, independe do uso específico, exclusivo ou habitual para a empreitada infracional. (Tese julgada sob o rito do art. 1.036 do CPC/2015 - TEMA 1.036)
  9. O proprietário do veículo apreendido em razão de infração de transporte irregular de madeira não titulariza direito público subjetivo de ser nomeado fiel depositário do bem, as providências dos arts. 105 e 106 do Decreto Federal n. 6.514/2008 competindo ao alvedrio da Administração Pública, em fundamentado juízo de oportunidade e de conveniência. (Tese julgada sob o rito do art. 1.036 do CPC/2015 - TEMA 1.043)
  10. O dano material somente é indenizável mediante prova efetiva de sua ocorrência, não havendo falar em indenização por lucros cessantes dissociada do dano efetivamente demonstrado nos autos; assim, se durante o interregno em que foram experimentados os efeitos do dano ambiental houve o período de 'defeso' - incidindo a proibição sobre toda atividade de pesca do lesado -, não há cogitar em indenização por lucros cessantes durante essa vedação. (Tese julgada sob o rito do art. 543-C do CPC/1973 - TEMA 834)

Para descobrir quais julgados estão por trás dessas teses e se aprofundar no assunto, ACESSE AGORA a edição completa da Jurisprudência em Teses, clicando aqui ➡️ https://l1nq.com/juris-teses-215-stj

Vocês também pode escanear o QR CODE abaixo para acessar rapidamente:

Se você perdeu as teses anteriores sobre Direito Ambiental, não se preocupe! Elas estão disponíveis neste link. ➡️ https://encr.pw/juris-teses-214-stj

Ou via esse novo QR CODE:

Espero que aproveitem as informações e até a próxima!

Abraços!

____________________

Referências:

BRASIL. Superior Tribunal de Justiça. Jurisprudência em teses - Edição 215: Direito ambiental III. Divulgado em 16.06.2023. Disponível em < https://www.stj.jus.br/docs_internet/jurisprudencia/jurisprudenciaemteses/Jurisprudencia%20em%20Tese... >

FIGUEIREDO, APCG. 10 importantes teses sobre Direito Ambiental que você precisa conhecer. Disponível em < https://www.jusbrasil.com.br/noticias/10-importantes-teses-sobre-direito-ambiental-que-voce-precisa-... >

____________________

🌟 Sou Embaixadora CERS - acesse o @blog_annacavalcante (perfil Instagram) e tenha acesso ao meu CUPOM desconto extra de 5% nos cursos preparatórios para o Exame de OAB e concursos públicos. 😉
  • Publicações489
  • Seguidores352
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações885
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/jurisprudencia-em-teses-10-novas-teses-de-direito-ambiental-para-aprimorar-seus-conhecimentos/1876139206

Informações relacionadas

Grupo Bettencourt, Contador
Notíciashá 11 meses

Testamento pode tratar de todo o patrimônio, desde que respeite a parte dos herdeiros necessários

Rubijefson Gentil Pedrosa Dantas, Advogado
Artigosano passado

Conheça os 05 principais entendimentos do STJ e STF sobre direito do consumidor bancário

Amilton Amorim, Advogado
Artigoshá 9 meses

O que as empresas devem saber sobre os crimes ambientais?

Taís Mariana Lima Pereira, Advogado
Artigosano passado

Interpretação equivocada da Emenda Constitucional nº 20 pode prejudicar o direito de servidores aposentados de receberem proventos integrais

Canal Ciências Criminais, Estudante de Direito
Artigoshá 5 anos

STJ: 11 teses sobre responsabilidade por dano ambiental

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)