Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
30 de Abril de 2024

Pai pode doar bem a um dos filhos sem anuência dos demais?

Publicado por Natália Buschieri
há 3 anos

Sim, é válida a doação de pai para filho independentemente da anuência dos demais herdeiros, importando em adiantamento da herança, conforme expressa previsão do art. 554 do Código Civil. Vejamos.

Art. 544 do Código Civil: A doação de ascendentes a descendentes, ou de um cônjuge ao outro, importa adiantamento do que lhes cabe por herança.

Contudo, quando ocorrer o falecimento do doador (pai), estará aberta a sucessão e este filho (donatário) deve trazer o bem recebido à colação no inventário, sob pena de sonegação.

A colação é o ato de informar, no inventário, o recebimento de bens em vida, antecipado pelo autor da herança.

Esta é a previsão expressa do art. 2.002 do Código Civil:

Art. 2.002, Código Civil: Os descendentes que concorrerem à sucessão do ascendente comum são obrigados, para igualar as legítimas, a conferir o valor das doações que dele em vida receberam, sob pena de sonegação.

Isso porque é neste momento, através do inventário, que será verificado se a doação excedeu à legítima.

A legítima equivale a 50% (metade) dos bens do falecido, dos quais os herdeiros considerados pela lei como necessários não podem ser privados. Em relação a outra metade, ele pode dispor livremente.

Caso este filho (donatário) tenha recebido doação que exceda ao valor correspondente à legítima, os demais herdeiros necessários deverão compensados.

No entanto, se intuito do doador era verdadeiramente privilegiar aquele filho em detrimento dos demais, deve fazer constar expressamente na escritura que aquela doação fica dispensada da colação por pertencer à parte disponível de seus bens, caso em que não será considerada adiantamento da herança.

Nesse aspecto, vale ressaltar que o autor da herança (no caso, o pai), pode dispor de metade do seu patrimônio, doando a quem quer seja, independente de vinculo de parentesco.


  • Sobre o autorAjudo pessoas a regularizarem imóveis, contratos, divórcios e inventários.
  • Publicações25
  • Seguidores35
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações46246
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/pai-pode-doar-bem-a-um-dos-filhos-sem-anuencia-dos-demais/1251862814

Informações relacionadas

Doação de bens de pai/mãe para filho(a) e suas consequências jurídicas

Pensador Jurídico, Advogado
Modeloshá 4 anos

[Modelo] Contrato de doação

Direito Familiar, Operador de Direito
Artigoshá 7 anos

Doação de bens: “Tenho dois filhos, posso doar um imóvel apenas para um deles?”

Gevaerd e Benites Advogados, Advogado
Notíciashá 4 anos

É possível que a herança seja deixada para apenas 1 filho?

ContratoRecurso Blog, Advogado
Modeloshá 4 anos

Contrato De Doação De Pai Para Filho

24 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

Esclarecedora a matéria.. continuar lendo

no caso de imóveis, acredito que o tabelião não aceitará! continuar lendo

A doação de imóvel é feita por escritura pública lavrada pelo Tabelião de Notas, posteriormente deve ser levada a registro na matrícula do imóvel, junto do Registro de Imóveis da circunscrição competente. continuar lendo

boa noite o pai fazer esta doaçao mesmo depois dos 80 anos de idade e mesmo que o mesmo negue que não fez essa doação. continuar lendo

A lei não estabelece nenhum limite de idade para a realização da doação, desde que o doador esteja em plena capacidade mental. Talvez esteja confundindo com outro instituto: há imposição de regime de casamento (separação obrigatória de bens) caso um dos noivos com idade igual ou superior a 70 anos de idade. continuar lendo

Estranho, para comprar uma casa de meu pai tive que apresentar a anuência manuscrita de meus irmãos. continuar lendo

Exatamente. É necessária a anuência dos herdeiros necessários para o caso de venda, pois não estará caracterizada a antecipação da legítima. Tratei aqui apenas da hipótese de doação. Vou escrever outro artigo sobre venda. Mas apenas para não te deixar com a dúvida, ocorre que há limite para doação, e não para a venda. Em tese poder-se-ia doar apenas metade do patrimônio, ao passo que para a venda seria possível vender 100% do patrimônio. Daí o receio do legislador da ocorrência de fraude (doação com aparência de venda). continuar lendo