Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
30 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Agenda Legislativa

    Agenda Legislativa com os principais acontecimentos previstos para esta semana no Congresso Nacional.

    NOVEMBRO

    Dia 11 (3ª feira)

    SENADO FEDERAL

    Plenário

    A pauta está travada com 3 MPs. Caso seja desobstruída, o Plenário se reúne para deliberar sobre diversas matérias, das quais destacamos:

    PEC 5 /05, do senador Cristovam Buarque, altera o art. 45 da Constituição para conceder ao brasileiro residente no exterior o direito de votar nas eleições.

    PEC 38 /04, do senador Sérgio Cabral, que altera os arts. 52 , 55 e 66 , da Constituição Federal , para estabelecer o voto aberto nos casos em que menciona, terminando com o voto secreto do parlamentar.

    PEC 20 /99, do senador José Roberto Arruda, altera o art. 228 da Constituição Federal , reduzindo para dezesseis anos a idade para imputabilidade penal.

    PEC 18 /99, do senador Romero Jucá, que trata da imputabilidade penal.

    PLS 140/07, do senador Demóstenes Torres, que altera o art. da Lei Complementar nº 105 /01, para especificar os dados financeiros não sigilosos, para fins de investigação de ilícito penal.

    PLS 226/06, da CPMI dos Correios, que acrescenta dispositivos ao Decreto-Lei nº 2.848 /40 – Código Penal , e à Lei nº 1.579 /52, que dispõe sobre as Comissões Parlamentares de Inquérito (tipifica as condutas de fazer afirmação falsa ou negar a verdade, na condição de indiciado ou acusado, em inquéritos, processos ou Comissões Parlamentares de Inquérito).

    PARECER 106 /08, da Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa, concluindo favoravelmente à Indicação nº 2 , de 2007, da Senadora Serys Slhessarenko, que sugere à Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa, por seu intermédio, à Subcomissão de Trabalho Escravo, para analisar todas as matérias que tratem do tema e que se encontram em tramitação na Casa.

    CÂMARA DOS DEPUTADOS

    Plenário

    A pauta está travada com uma MP. Caso seja destravada, diversas matérias estão previstas para análise, das quais destacamos:

    PL 1.167 /07, do Senado Federal, que acrescenta inciso IV ao § 1º e § 3º ao art. 241 da Lei nº 8.069 /90 - Estatuto da Criança e do Adolescente , para criminalizar a aquisição de material pornográfico ou que contenha cenas de sexo explícito envolvendo criança ou adolescente. Pendente de pareceres das Comissões: de Seguridade Social e Família; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

    PEC 138 /03, do deputado Sandes Júnior, que dispõe sobre a proteção dos direitos econômicos, sociais e culturais da juventude. (Altera a denominação do Capítulo VII do Título VIII da Constituição Federal de 1988 que passa a ser:"Da Família, da Criança, do Adolescente, do Jovem e do Idoso". PEC da Juventude.

    CESP - Reforma Tributária

    Discussão do parecer do relator, deputado Sandro Mabel (PR-GO).

    CAINDR - Comissão da Amazônia, Integração Nacional e de Desenvolvimento Regional

    A Comissão se reúne para deliberar sobre diversas matérias, das quais destacamos:

    REQUERIMENTO Nº 418/08 - da Sra. Vanessa Grazziotin - que "solicita que sejam convidados o Exmo. Sr. Governador do Estado de Rondônia, o Secretário Estadual de Desenvolvimento Ambiental de Rondônia; os Presidentes do IBAMA e do Instituto Chico Mendes; representante do Ministério do Meio Ambiente e representantes dos Ministérios Públicos Estadual e Federal para tratarem da situação das unidades de conservação existentes no Estado de Rondônia".

    CCTCI /CDC - Comissões de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática e de Defesa do Consumidor

    As Comissões realizam audiência pública para espetacularização promovida pelas redes de televisão na cobertura do seqüestro ocorrido no município de Santo André. O evento contará com a presença dos seguintes palestrantes:

    ROBERTO IRINEU MARINHO - Presidente da Rede Globo de Televisão;

    ALEXANDRE RAPOSO - Presidente da Rede Record de Televisão;

    AMILCARE DALLEVO JÚNIOR - Presidente da Rede TV de Televisão;

    JOÃO CARLOS SAAD - Rede Bandeirantes de Televisão;

    VENÍCIO ARTUR DE LIMA - Pesquisador Sênior do Núcleo de Mídia – UNB;

    AUGUSTO ROSSINI - Promotor de Justiça Criminal de Santo André;

    EDUARDO JOSÉ FÉLIX DE OLIVEIRA - Comandante do Batalhão de Choque da Polícia Militar do Estado de São Paulo;

    RENATO MEZAN - Psicanalista e Professor Titular da PUC/SP.

    CÂMARA DOS DEPUTADOS - continuação

    CCJ – Comissão de Constituição e Justiça

    A Comissão se reúne para deliberar sobre diversas matérias, das quais destacamos:

    PL 1.489 /96 - do Poder Executivo, que "dá nova redação ao parágrafo único do artigo 488 da Lei nº 5.869 /73, que institui o Código de Processo Civil .

    RELATOR: Deputado FÁBIO RAMALHO.

    PARECER: pela constitucionalidade, juridicidade, técnica legislativa e, no mérito, pela aprovação, com substitutivo.

    PL 1.609 /96 - do Poder Executivo, que"altera a Seção do I do Capítulo VI do Título I da Parte Especial do Código Penal (Decreto-lei nº 2.848 /40).

    RELATOR: Deputado ANTONIO CARLOS BISCAIA.

    PARECER: pela constitucionalidade, juridicidade, má técnica legislativa e, no mérito, pela rejeição.

    PL 2.624 /96 - da Sra. Zulaiê Cobra, que altera a redação do art. 511 e seu parágrafo único da Lei nº 5.869 /73 - Código de Processo Civil .

    RELATOR: Deputado ANTONIO CARLOS PANNUNZIO.

    PARECER: pela constitucionalidade, juridicidade, técnica legislativa e, no mérito, pela aprovação deste, do PL 903 /1999 e do PL 4715 /2004, apensados, com substitutivo; e pela constitucionalidade, juridicidade, má técnica legislativa e, no mérito, pela rejeição do PL 4720 /1998 e do PL 2415 /2000, apensados

    PL 6.002 /05 - do Sr. Fernando Coruja, que "acrescenta inciso ao art. 94 da Lei nº 4.737 /65, que institui o Código Eleitoral".

    RELATOR: Deputado MOREIRA MENDES.

    PARECER: pela constitucionalidade, juridicidade, técnica legislativa e, no mérito, pela aprovação.

    PL 7.191 /06 - do Sr. Antonio Carlos Mendes Thame, que "acrescenta, ao art. 11 da Lei nº 9.504 /97 (Lei das Eleicoes), inciso IX ao § 1º, e § 6º, para incluir o curriculum vitae do candidato entre os documentos que devem instruir o pedido de registro da candidatura, determinando à Justiça Eleitoral sua divulgação pela Internet".

    RELATOR: Deputado ROBERTO MAGALHÃES.

    PARECER: pela constitucionalidade, juridicidade, técnica legislativa e, no mérito, pela aprovação.

    PL 1.276 /07 - da Sra. Sandra Rosado, que dispõe sobre a exigência de lacre nos disquetes que armazenam os dados da votação de cada urna eleitoral, mediante acréscimo de § 8º ao art. 59 da Lei nº 9.504 /97 (Lei das Eleicoes).

    RELATOR: Deputado VITAL DO RÊGO FILHO.

    PARECER: pela constitucionalidade, juridicidade, técnica legislativa e, no mérito, pela aprovação deste, nos termos da Emenda da Comissão de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática, com subemenda.

    CÂMARA DOS DEPUTADOS - continuação

    CCJ – continuação

    PEC 44 /99 - do Sr. Márcio Bittar - que "dá nova redação ao § 6º do art. 14 da Constituição Federal , para dispor sobre o afastamento do titular de mandato eletivo no Poder Executivo"

    RELATOR: Deputado MOREIRA MENDES.

    PARECER: pela admissibilidade desta, da PEC 115 /1999, da PEC 359 /2001, da PEC 351 /2004, da PEC 383 /2005, da PEC 559 /2006 e da PEC 126 /2007, apensadas; e pela inadmissibilidade da PEC 121 /2007, apensada

    EMENDAS DO SENADO AO PL 4.333 /04 - que "altera o art. 1.180 da Lei nº 5.869 /73, Código de Processo Civil".

    RELATOR: Deputado REGIS DE OLIVEIRA.

    PARECER: pela constitucionalidade, juridicidade, técnica legislativa e, no mérito, pela aprovação das Emendas do Senado

    PL 80 /07 - do Sr. Antonio Carlos Mendes Thame - que "altera a pena cominada a crimes ambientais, previstos na Lei nº 9.605/98".

    RELATOR: Deputado SARNEY FILHO.

    PARECER: pela constitucionalidade, juridicidade, técnica legislativa e, no mérito, pela aprovação deste, do PL 1795 /2007, do PL 3057 /2008 e do PL 3639 /2008, apensados, com substitutivo

    PL 6.959 /06 - do Sr. Fernando de Fabinho - que "altera a Lei nº 8.038 /90, que Institui normas procedimentais para os processos que especifica, perante o Superior Tribunal de Justiça e o Supremo Tribunal Federal.

    RELATOR: Deputado GERALDO PUDIM.

    PARECER: pela inconstitucionalidade, injuridicidade e técnica legislativa

    PL 3.293 /08 - do Sr. Celso Russomanno - que"altera o inciso III do art. 202 da Lei nº 10.406 /02 - Código Civil , incluindo as notificações extrajudiciais como causa de interrupção da prescrição.

    RELATOR: Deputado VICENTE ARRUDA.

    PARECER: pela constitucionalidade, juridicidade, técnica legislativa e, no mérito, pela aprovação.

    CDU - Comissão de Desenvolvimento Urbano

    9ª Conferência das Cidades: "Sustentabilidade nas Cidades Brasileiras".

    Auditório Nereu Ramos

    CLP/CDH - Comissões de Legislação Participativa, de Direitos Humanos e Minorias e Frente Parlamentar pela Reforma Política com Participação Popular

    Audiência pública para discutir o anteprojeto sobre reforma política que o Executivo encaminhará à Câmara.

    Foram convidados os ministros da Justiça, Tarso Genro; e das Relações Institucionais, José Múcio.

    Dia 12 (4ª feira)

    SENADO FEDERAL

    Plenário

    Continuação da pauta.

    CCJ – Comissão de Constituição e Justiça

    A Comissão se reúne para deliberar sobre diversas matérias, das quais destacamos:

    PLS 679/07, do senador Aloizio Mercadante, que altera dispositivos do Decreto-Lei nº 3.689 /41 - Código de Processo Penal , para prever a realização excepcional de interrogatório do acusado preso por videoconferência.

    Relatoria: Senador TASSO JEREISSATI.

    PLC 36 /03, Deputado José Roberto Batochio, que dispõe sobre o interrogatório do acusado.

    Relatoria: Senador DEMÓSTENES TORRES.

    Parecer: Favorável à matéria com duas Emendas que apresenta.

    PEC 84 /03, do Senador Demóstenes Torres, que altera o artigo , inciso XI , da Constituição Federal , para autorizar que a busca e apreensão domiciliar possa ser determinada pelo Ministério Público e pela autoridade policial.

    Autoria: e outros Senhores Senadores.

    Relatoria: Senador JARBAS VASCONCELOS.

    Parecer: Contrário à matéria.

    PLS 61/08, do Senador Sérgio Zambiasi, que altera o art. 1.122 da Lei nº 5.869 /73 (Código de Processo Civil), e o inciso IIIdo § 2º do art. 40 da Lei nº 6.515 /77 (Lei do Divórcio), e revoga os §§ 2º e do art. da mesma Lei nº 6.515 /77 (Lei do Divórcio) e a Lei nº 968 /49, a fim de suprimir, nas separações judiciais, a necessidade da audiência de ratificação.

    Relatoria: Senador JOSÉ MARANHÃO.

    Parecer: Favorável à matéria com uma Emenda que apresenta.

    PLS 44/07, do Senador Valter Pereira, que altera a Lei nº 9.605 /98, para criar nova modalidade de pena restritiva de direitos.

    Relatoria: Senador DEMÓSTENES TORRES.

    Parecer: Favorável à matéria.

    PLS 323/07, do Senador Pedro Simon, que dá nova redação a dispositivos do Decreto-Lei nº 3.689 /41, objetivando fornecer aos juízes, promotores e autoridades policiais instrumentos jurídicos mais eficientes na recuperação dos bens provenientes de atividades criminosas.

    Relatoria: Senador OSMAR DIAS.

    Parecer: Favorável à matéria nos termos da Emenda Substitutiva que apresenta.

    SENADO FEDERAL – continuação

    CCJ – continuação

    PLS 30/08, Senadora Kátia Abreu, Altera o art. da Lei nº 8.072 /90, para determinar que o cumprimento da pena privativa de liberdade seja iniciado no regime fechado, revogando, ainda, a proibição de concessão de liberdade provisória.

    Relatoria: Senador DEMÓSTENES TORRES.

    Parecer: Favorável à matéria com a Emenda que apresenta.

    CÂMARA DOS DEPUTADOS

    Plenário

    Continuação da pauta de votação.

    CAPADR - Comissão da Amazônia, Integração Nacional e de Desenvolvimento Regional

    Audiência pública: "Questões ambientais na região Norte: problemas e soluções". Foi convidado o ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc.

    CCJ – Comissão de Constituição e Justiça

    Continuação da pauta.

    CDEIC – Comissão de Desenvolvimento Econômico, Indústria e Comércio

    A Comissão se reúne para deliberar sobre diversas matérias, das quais destacamos:

    PL 1.142 /07 - do Sr. Henrique Fontana - que "tipifica o crime de corrupção das pessoas jurídicas em face da Administração Pública".

    RELATOR: Deputado VANDERLEI MACRIS.

    PARECER: pela aprovação.

    CLP/CDHM – Comissões de Legislação Participativa e de Direitos Humanos e Minorias

    Audiência pública Tema: Reforma Política

    Convidados:

    Senhor TARSO FERNANDO HERZ GENRO, Ministro de Estado da Justiça; e

    Senhor JOSÉ MÚCIO MONTEIRO FILHO, Ministro de Estado Chefe da Secretaria de Relações Instituições da Presidência da República.

    CEC – Comissão de Educação e Cultura

    A Comissão se reúne para deliberar sobre diversas matérias, das quais destacamos:

    PL 3.442 /08 - do Senado Federal que "altera o art. 83 da Lei nº 7.210 /84 - Lei de Execução Penal , para autorizar a instalação de salas de aulas nos presídios.

    RELATOR: Deputado DR. UBIALI.

    PARECER: pela aprovação.

    CSPCCO – Comissão de Segurança Pública e Crime Organizado

    A Comissão se reúne para deliberar sobre diversas matérias, das quais destacamos:

    PL 4.209 /01 - do Poder Executivo - que altera dispositivos do Decreto-Lei nº 3.689 /41 - Código de Processo Penal , relativos à investigação criminal, e dá outras providências.

    RELATOR: Deputado MARCELO ITAGIBA.

    PARECER: pela aprovação deste, com substitutivo, e pela rejeição dos PLs 6.205 /02, 6.419 /02 e 3.058 /08, apensados

    CÂMARA DOS DEPUTADOS - continuação

    CSSF – Comissão de Seguridade Social e Família

    A Comissão se reúne para deliberar sobre diversas matérias, das quais destacamos:

    PL 1.167 /07 - do Senado Federal - que"acrescenta inciso IV ao § 1º e § 3º ao art. 241 da Lei nº 8.069 /90 - Estatuto da Criança e do Adolescente , para criminalizar a aquisição de material pornográfico ou que contenha cenas de sexo explícito envolvendo criança ou adolescente.

    RELATOR: Deputado GERALDO RESENDE.

    PARECER: pela rejeição deste, e do PL 4056 /2008, apensado, e pela aprovação do PL 3773 /2008, apensado.

    Dia 13 (5ª feira)

    SENADO FEDERAL

    Plenário

    Continuação de votação da pauta.

    CÂMARA DOS DEPUTADOS

    Plenário

    Continuação de votação da pauta.

    CCTCI/CSPCCO – Comissões de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática e de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado

    Audiência Pública para debater sobre a tipificação de crimes e delitos cometidos na área de informática e suas penalidades, para subsidiar a análise do Projeto de Lei nº 84 /1999.

    PEDRO VIEIRA ABRAMOVAY - Secretário de Assuntos Legislativos do Ministério da Justiça;

    FERNANDO NETO BOTELHO - Desembargador do Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais;

    CARLOS EDUARDO SOBRAL - Delegado da Unidade de Repressão a Crimes Cibernéticos da Polícia Federal;

    SÉRGIO AMADEU DA SILVEIRA - Professor da Faculdade Cásper Líbero e representante da Comunidade Software Livre;

    EDUARDO FUMES PARAJO - Diretor-presidente da Associação Brasileira dos Provedores de Acesso, Serviços e Informações da Rede Internet (Abranet);

    RONALDO LEMOS - Professor da Escola de Direito da Fundação Getúlio Vargas (FGV);

    RENATO OPICE BLUM - Advogado

    Obs.: Até o momento algumas comissões do Senado Federal e da Câmara dos Deputados não divulgaram suas pautas, e em outras, não constavam matérias importantes para o parquet.

    • Publicações554
    • Seguidores3
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações30
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/agenda-legislativa/167677

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)